Perguntas Frequentes

PerguntaResposta
Como faço para participar do CEFA?Não temos nenhum critério para entrada de novas pessoas no coletivo. A maioria dos integrantes são pais e mães que buscam uma alternativa escola para seus filhos, mas também temos integrantes da área de educação. Se você é uma pessoa interessada em debater educação democrática, formação integral da criança, autonomia da escola pública, dentre outros temas relacionados à educação pública de qualidade, você já está apto à participar! As reuniões ocorrem em Manaus e também promovemos algumas discussões online. Caso queira informações sobre as próximas reuniões e/ou se inscrever no grupo de e-mails escreva para coletivo.escola.familia.am@gmail.com
O CEFA é uma escola?Não. Nosso objetivo não é abrir uma escola, mas sim promover o debate para a melhoria da educação pública e de qualidade.
O que é uma escola democrática?"Na escola democrática todos têm direitos de decisão sobre o seu destino. O compartilhamento das responsabilidades, as decisões que podem alterar a posição de cada um no coletivo são tomadas em conjunto, incluindo gestores, educadores, funcionários, estudantes e pais. Cada um é, neste sentido, responsável por si, mas também pelos demais. Essa perspectiva política e filosófica impacta diretamente todos os aspectos da organização escolar: seu modelo de gestão, sua espacialidade, seus tempos e, claro, seu currículo. A aprendizagem na Educação Democrática baseia-se no estímulo e no exercício do desejo de conhecer e ensinar."… leia mais No centro de referência em educação integral.
Quais são os autores que inspiram a ideia de educação democrática?Paulo Freire, José Pacheco, Vygotsky, Philippe Perrenoud, Freinet, entre outros.
É verdade que em escolas democráticas não há aula?Depende da escola, afinal ela é democrática para decidir se quer aula ou não. Mas segundo o José Pacheco aula não ensina e prova não avalia. Em geral, não há de fato 'aula' da forma tradicional, com crianças enclausuradas em pequenas células sob o mando de um professor. É a curiosidade da pessoa que direciona o seu aprendizado. Ela desenha planos de estudo e projetos de seu interesse com ajuda de seus colegas e mentores (professores). Com esse projeto navega pelas diferentes áreas do conhecimento – o tal conteúdo da aula tradicional. Sem se dar conta, motivado pela sua própria curiosidade, aprende de fato e descobre novas perguntas e novos projetos.
 

/*template: perguntaslistatpl*/