Visitar o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus é experimentar toda a exuberância da floresta de terra firme amazônica.
Localizado na borda da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Leste de Manaus, seus mais de 3km de trilhas levam o visitante ao interior da mata primária onde é possível encontrar árvores como um angelim-pedra (Dinizia excelsa) de 40 metros e 400 anos de idade.
Borboletas e outros insetos, macacos e preguiças também podem ser vistos nas trilhas. Com sorte, há a chance de um encontro com animais selvagens raros, como o gavião-real (Harpia harpyja), que chega a medir dois metros de uma asa a outra e é considerada a mais poderosa ave de rapina do mundo.
Coleções de palmeiras, helicônias e aráceas, e um viveiro de orquídeas e bromélias formam o acervo de espécies trazidas do interior da Reserva e de diferentes regiões da Amazônia.
Biblioteca, anfiteatro, pavilhão e tenda para exposições e um viveiro com mudas para doação completam os atrativos. Programas de educação ambiental, jogos, oficinas de arte e sessões de contação de história e planetário são oferecidos aos grupos e escolas que agendam sua visita. Cientistas e jovens universitários também encontram no local apoio para realizar seus estudos.
Todas essas atividades contribuem para que o Jardim concretize sua missão de gerar, promover e divulgar conhecimentos sobre a flora amazônica, seus ecossistemas e suas interações com o meio ambiente, contribuindo para a construção da consciência ambiental.
Criado em 24 de outubro de 2000, o Jardim Botânico de Manaus é administrado por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Prefeitura de Manaus e o Museu da Amazônia (Musa).
VENHA CONHECER O JARDIM BOTÂNICO DE MANAUS!
Horário: aberto de terça à domingo, de 8h às 12h e de 13h às 16:30h. Entrada gratuita!
Conheça também nossa Galeria de Fotos
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), visitaram o Jardim no dia 10/08 e instalaram no local um medidor de temperatura, umidade e pressão, cujos dados serão usados para melhorar a previsão do tempo em Manaus.
A iniciativa faz parte do projeto Rede Densa, estudo nacional que, no Amazonas, é realizado em parceria pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e o Inpe. O objetivo é entender, entre outros aspectos, como se dá a formação de nuvens e como isso influencia o clima e o tempo na cidade.
“Esse é o sexto aparelho instalado em Manaus, mas pretendemos chegar a 16 estações na cidade. No Brasil já são mais de 100 pontos fazendo esse tipo de medida”, conta Irani Inácio de Pádua, meteorologista da Divisão de Geofísica Espacial do Inpe, que acompanhou a instalação do equipamento no JB.
Estão abertas as inscriçõespara o curso de Fotografia de Aves com o veterinário e fotógrafo Anselmo d`Affonseca.As aulas acontecem entre os dias 13 e 16 de maio das 7h às 11h em diferentes pontos da cidade. As vagas são limitadas. O investimento é de R$ 50,00.
O curso é voltado para o público em geral, tendo como único pré-requisito que o participante traga sua própria câmera fotográfica.
As aulas teóricas acontecerão no Jardim Botânico de Manaus, que também abrigará uma sessão prática. Outras saídas de campo acontecerão no Tarumã e na torre da Reserva do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) na BR-174.
Sobre Anselmo d`Affonseca
Veterinário do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), desde 2004 se dedica à fotografia de pássaros. Colaborador do site Wikiaves com mais de 900 fotografias de 428 espécies.
Curso de Fotografia de Aves
Data: 13 a 16 de maio
Horário: 07h às 11h
Local: Aulas teóricas no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus - Av. Uirapuru s/nº. Cidade de Deus. Como chegar
Público alvo: público geral
Pré-requisito: máquina fotográfica
Inscrições e Informações: 8165-6866 / 3236-5326 / MUSA: musa@museudaamazonia.org.br
Ficha de inscrição
A inscrição só será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição
Vagas: 15
<< registros mais novos | registros antigos >>
Acesse aqui outras noticias de 2011