Inferência por parcimônia
Software
Tutorial para análise de dados
Precisa preparar um arquivo em formato nexus para os seus dados. Exemplos de arquivos nexus você encontra nesses dois links:
- http://simison.com/brian/NEX_commands.html - contém exemplos de comandos para diversas análises.
Um arquivo nexus é um arquivo de texto que pode conter especificações de dados, árvores, definições de partições, comandos, formatos gráficos, etc. Ele é usado por alguns softwares. Isso é feito através de blocos. O primeiro e importante bloco define o alinhamento e é chamado de DATA, que tem o seguinte formato:
#nexus [sempre começa com nexus um arquivo ] [comentários podem ser adicionados entre colchetes] [EXEMPLO DE BLOCO DATA] begin data; dimensions ntax=4 nchar=138; format datatype=dna gap=-; matrix ac1OUTG1 ATGCCACAGCTAGACATCGTACACATCCTCACTATTTACATGTGAACCTGAGTAACCCTTACCTTAATTACACTAAAAATTAAAAATCTCACATTAACTGCCAAACCAAAAAAACAGCCCCAACTAACCTCCAAACAA ac1OUTG2 ATGCCACAGCTAGACATCGTACACATCCTCACTATTTACATGTGAACCTGAGTAACCCTTACCTTAATTACACTAAAAATTAAAAATCTCACATTAACTGCCAAACCAAAAAAACAGCCCCAACTAACCTCCAAACAA apc1OUTG1 ATGCCACAACTAGACATTGTACATATCCTCACTATTTACCTGTGAACCTGAACAACCCTCGCCCTAATCACATTAAAAATTAAAAATTTCACACTGGCCGTCAAACCAAAAAAACAACCTCAGCTAACCCCCCAACAA apc1OUTG2 ATGCCACAACTAGACATTGTACATATCCTCACTATTTACCTGTGAACCTGAACAACCCTCGCCCTAATCACATTAAAAATTAAAAATTTCACACTGGCCGTCAAACCAAAAAAACAACCTCAGCTAACCCCCCAACAA ; end;
Além do bloco com os dados alinhados, você precisa especificar as análises que quer fazer. Isso é feito no bloco PAUP. Se estiver submentendo a análise no CIPRES precisa incluir este bloco no arquivo (e especificar no CIPRES ao enviar a análise (task), caso contrário não conseguirá fazer a análise.
- http://simison.com/brian/NEX_commands.html - contém exemplos de comandos para o bloco PAUP para diversas análises.
- Exemplo para uma análise de parcimônia:
[EXEMPLO DE BLOCO PAUP - BLOCO COM ESPECIFICACOES DA ANALISE DESEJADA] BEGIN PAUP; exclude constant; [EXCLUI CHARACTERES NÃO INFORMATIVOS POR SEREM CONSTANTES, NÃO PERDE TEMPO COM ISSO] set autoclose=yes warnreset=no increase=no maxtrees=100000; [veja no Manual do Paup para entender o que isso significa] hsearch addseq=random nreps=1000; [Faz uma análise heurística, sequencias adicionadas de forma aleatória, com 1000 repeticoes independentes] savetrees file=myrun.trees brlens=yes append=yes; [salva as árvore mais parcimoniosas num arquivo myrun.trees] gettrees file=myrun.trees; [pega essas arvores] outgroup ac1OUTG1; [define quem é o grupo externo] contree all/ root=outgroup outroot=monophyl replace treefile=myrun.strict; [gera um CONSENSO STRICTO ENTRE AS ARVORES IGUALMENTE PARCIOMONIOSAS, ENRAIZANDO PELO GRUPO EXTERNO E SALVA O CONSENSO NUM ÚNICO ARQUIVO] gettrees file=myrun.strict; [pega ESSA ARVORE] savetrees /fmt=altnex brlens=yes file=myrunMPbrlens.tree; [SALVA ELA COM O COMPRIMENTO DOS RAMOS] END;
- snakes.nex - exemplo de arquivo com os códigos acima.