[[rscripts:db:pages:script_8:inicio]]

Documentos dinâmicos com R

O ideia básica por trás de documentos dinâmicos surgiu do paradigma "literate programming" de Donald Knuth em 1984, que tem como conceito a mistura do texto com códigos de programação, tornando mais claro cada etapa de uma análise.
Você pode usar o R para construir relatórios dinâmicos. Pode escrever seu artigo científico usando as ferramentas que permitem fazer isso, ou gerar uma página para colocar no seu site, etc.

Você pode fazer isso de algumas formas com o R, uma delas usa a sintaxe LaTeX pura com o R Sweave; outra usa uma sintaxe um pouco mais simples com o R Markdown. Abaixo seguem alguns tutoriais para utilizar essas duas ferramentas:

Usando o Latex com R
Relatórios dinâmicos com o R Markdown
Sintaxe do R Markdown
Referências com R Markdown

Use este modelo de documento rmarkdown para preparar seu trabalho final da disciplina. Você pode ver aqui o resultado da compilação deste arquivo em formato pdf.

Agora que já viu como é fácil gerar documentos dinâmicos com o R Markdown, por que não utilizar esta ferramenta para juntar seus objetivos e perguntas com as análises (R scrips) correspondentes e ter em um só documento com todas as informações sobre o seu trabalho? Além de acabar com o "COPIA" e "COLA" de resultados e gráficos no Word/LibreOffice, o output pode ser facilmente regerado se seus dados forem modificados (acrescentando mais uma parcela, por exemplo). Mesmo que este documento não seja utilizado para gerar a sua tese ou artigo, pode servir como um WORKFLOW para o seu trabalho.

Em "knitr::opts_chunk$set(echo = F, eval=T, message = F, warnings = F, cache=T)" pode ser colocado parâmetros que irão afetar todos os próximos chunks de análises. Por exemplo, se o comando "echo" estiver como Falso, todas as linhas de comando digitadas nos chunks do documento não aparacerão no pdf.

:!: Dica: com o comando "cache" como verdadeiro, será criada uma pasta de cache e somente as novas analises serão rodadas ao gerar novamente o documento, poupando tempo!

  • rscripts/db/pages/script_8/inicio.txt
  • Última modificação: 04/09/2017 20:09
  • por labotam_admin